int LED = 8; // definindo LED no pino 8
int tempo = 1000; // tempo de espera 1segundo
void setup(){ // executa apenas uma vez
pinMode(LED, OUTPUT); // pino LED saida
}
void loop(){ // laço contínuo
digitalWrite(LED, HIGH); // acende LED
delay(1000); // espera 1s
digitalWrite(LED, LOW); // apaga LED
delay(tempo); // espera 1s
}
EXPLICAÇÂO:
Primeiramente vamos definir as variaveis e em quais pinos elas atuarao. Para representar o led foi criada a variavel LED com o valor 8, ou seja, o led vai plugado na “perninha” 8 do Arduino.Foi criada uma variavel tempo com valor de 1000 (em milisegundos), que corresponde a 1 segundo.
No void setup vai a configuração inicial, esta parte sera executada apenas uma vez, no inicio.
A função pinMode serve para setar os pinos e recebe dois parametros. No primeiro recebe o valor do pino que queremos setar, no nosso caso a variavel LED armazena o valor 8, o nosso pino. O outro parametro nos mostra qual a função da “perninha”, INPUT ou OUTPUT, no caso o led é de saida, portanto OUTPUT.
Agora nos resta a função void loop, como o proprio nome já diz o codigo ficara em loop.
Finalmente a parte que realmente faremos o “Olá Mundo”. Usando a função digitalWrite que escreve na porta digital 8, denominado pela variavel LED mandando um sinal HIGH. Aguardamos um segundo e apagamos o led usando LOW, aguardamos mais um segundo para que possamos ver o led apagado tambem. Dai em diante o codigo ficara se repetindo desta forma.
Uma boa pratica de programação foi ter criado a variavel tempo. Suponhamos que agora eu quero meu led piscando a cada 5 segundos. Basta alterar o valor da variavel tempo para 5000.
Vejamos que com poucas linhas foi possivel fazer um “Hello World” usando o Arduino. Trata-se de uma programação bem facil que qualquer um pode aprender. Este é apenas o inicio.
Pedro Pavan